CRC: Em breve 4 anos e encerramento?! Leia e entenda...
20/09/2020 13:00 em Let's Rock

Entre as mais ouvidas no segmento "Web Rádio Rock Brasil" e Instagram com 10 mil seguidores, CRC pode parar por falta de apoio

 

No ínicio de 2017, mais especificamente 13 de janeiro daquele ano, surgia o Portal e Web Rádio Campinas Rock City (CRC Web Rádio). O Portal divulgando notícias, interagindo com enquetes e os visitantes no Mural elogiando a novidade. Também com parceria de bares de rock de Campinas, divulgando a agenda dos mesmos em troca de um pequeno valor mensal para servir de incentivo a iniciativa (custos fixos e mão-de-obra).

 

O Portal e a Rádio foram crescendo e em 2018 o custo fixo aumentou devido ao ECAD. Corremos atrás de parcerias, que até meados de 2019 vinham mantendo bem. A partir de então ficou difícil ao procurarmos os parceiros em potencial. Alguns fazendo a linha autossuficiente, em alguns casos aparentando uma aversão a parcerias, ou as vezes algo surreal, parecendo nos ver como "concorrentes" (???).

 

O valor proposto para investimento mensal que solicitamos sempre foi coerente e de bom custo/benefício em uma mídia segmentada no Rock.

 

 

QUANDO O POUCO DE MUITOS SERIA MUITO

 

Sempre indo atrás desses parceiros comerciais em potencial, tem um ou outro interessado para futuro (entendendo o momento atual), uma outra parte descarta a possibilidade de parceira e, o mais curioso, a maioria sequer respondendo aos nossos contatos. Não sabemos se é uma infeliz coincidência ou este é um comportamento padrão arraigado na cidade de Campinas.

 

O produto é bom, a Rádio tem boa audiência, e seguimos indo atrás de patrocínios, sem sucesso. Como não dá para fazer mágica, então recorremos também aos nossos ouvintes fixos, que são muitos, através das campanhas recorrentes de ajuda on-line, tanto na modalidade avulsa ou assinatura, com qualquer valor.

 

Mesmo fazendo divulgações nas redes sociais, agora com nosso Instagram tendo passado de 10 mil seguidores, essas "vaquinhas" on-line têm sido uma grande decepção no engajamento, pois já está no ar há mais de 1 ano com valor baixíssimo arrecadado (tem abaixo as imagens das campanhas com os links e as doações)

 

   

 

A propósito, se tivéssemos arrecadação satisfatória junto a anunciantes e ajuda voluntária de nossos ouvintes, divulgaríamos a agenda dos bares sem custo, justamente para movimentar a roda do rock, pois é de nosso interesse Campinas ter vários bares de rock, que gera trabalho as várias ótimas bandas e músicos. Como não é essa a realidade, fazemos a divulgação dos bares em troca de um pequeno valor mensal.

 

 

E AÍ VEIO A PANDEMIA...

 

Bem, se já estava bem difícil antes, imagine com a recessão provocada pela pandemia. Os parceiros praticamente zeraram, e as campanhas de arrecadação on-line, que seriam nosso desafogo, idem, infelizmente.

 

Mesmo agora com a reabertura, estamos em contato com possíveis parceiros, mas ainda não estamos tendo retorno. De novo, não sei se um comportamento local ou geral. Mesmo agora com o diferencial de termos atingido (desde agosto/2020) os 10 mil seguidores no Instagram, que nos habilita recursos interessantes para divulgar parceiros, principalmente nos "stories".

 

Alguns parceiros naturais diretamente ligados ao rock alegam dificuldades financeiras, porém depois vemos que seguem anunciando em outras mídias que sequer tem segmentação no Rock.

 

 

 

DEPENDEMOS DE NOSSOS OUVINTES

 

Por isso, estamos vindo de novo fazer um apelo a nossos ouvintes fixos, com as campanhas virtuais, modalidades avulsas ou assinaturas, de QUALQUER VALOR, para nos ajudar. Esses próximos meses serão decisivos para saber se, ao completarmos 4 anos durante Janeiro de 2021, continuaremos NO AR ou vamos encerrar as operações. Já fica difícil manter só no amor pela atividade, mesmo não tendo lucro, imagine tendo que se virar para não ficar no prejuízo. 

 

Seguem novamente os links para as campanhas de arrecadação voluntária:

 

Contribuição Avulsa

 

Através de valores eventuais de acordo com sua possibilidade, uma ou mais vezes:

 

www.abacashi.com/p/crc

  

 

Assinatura

Através de um valor mensal de acordo com sua possibilidade, aqui na segura plataforma Catarse, através de cartão ou boleto. Vale ressaltar que, a qualquer momento, você pode alterar o valor ou suspender o apoio mensal:

 

www.catarse.me/campinasrockcity 

 

 

 

"CAMPINAS ROCK CITY" ?

 

Mesmo esperando conseguir a verba para mantermos o projeto no ar, passamos a considerar a possibilidade (ainda em estudo) de alterar o modelo do Portal/Web Rádio, desvinculando a cidade de Campinas do nome, fazendo assim algo que possa unir várias regiões em torno do rock, assim como poder divulgar empresas diversas e bares de rock de outras cidades, não ficando preso a Campinas, considerando a experiência negativa atual.

 

Esperamos estar enganados, mas a realidade atual aproximando dos 4 anos, é que Campinas parece não ter força e união para conseguir sustentar um projeto que nasceu engajado para ser parceiro do Rock na cidade e Região Metropolitana. É uma pena pois a cidade tem muitas bandas e músicos.

 

Essa decisão vai depender também da arrecadação junto a nossos ouvintes, pois temos como saber a cidade de origem das contribuições, que faremos questão de tabular um ranking de localidades. Contamos com sua participação e também sua divulgação!

 

 

CURIOSIDADE

 

Nosso engajamento em prol do Rock vem desde antes nossa entrada no ar em Jan/2017, quando fizemos campanha por uma Rádio FM voltada ao Rock em Campinas (depois acabamos criando a Web Rádio). Na época, nossa campanha foi compartilhada por alguns bares de Campinas e encontramos esses "prints". Provavelmente sejam do segundo semestre de 2016.

 

    

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!