Austrália: um "Carnaval" movido a AC/DC! Veja fotos e assista aos vídeos
03/03/2020 15:31 em Let's Rock

Cerca de 150 mil em homenagem a Bon Scott 

 

 

Se no Brasil o domingo foi de despedida do carnaval, com milhares pelas ruas seguindo os blocos derradeiros, do outro lado do mundo alguns milhares também foram às ruas, mas para ouvir rock. O Perth Festival, na Austrália, encerrou reunindo mais de 100 mil pessoas por todos os 10km da Canning Highway no evento "Highway To Hell", uma homenagem ao AC/DC e seu vocalista Bon Scott, morto há 40 anos.

 

De acordo com a ABC News, cerca de 150 mil pessoas participaram do desfile na cidade de Perth, intitulado “Highway to Hell”, com oito bandas tocando AC/DC, incluindo a Orquestra Sinfônica de Perth.

 

A homenagem foi anunciada em outubro de 2019, quando Iain Grandage, diretor artístico do Perth Festival, se deu conta que o encerramento do evento coincidia com o dia em que as cinzas de Scott foram enterradas no cemitério de Fremantle. “Nós percebemos que tínhamos que fazer isso, independente quão fosse a proporção que um evento desse porte tivesse", contou ele na época ao site "Tramp".

 

 

Se o formato do "Highway To Hell" foi bem diferente da interação dos brasileiros com os trio elétricos e blocos — lá, as bandas tocavam em palcos montados em caminhões que seguiam em um lento comboio, enquanto o público australiano lotava as laterais da rodovia. 

 

A tradição dos covers do AC/DC — conhecidos como Ackadacka covers — em pubs tomou, então, uma proporção gigantesca, arrastando uma multidão para assistir os músicos tocando pelos 10km da Canning Highway, que foi fechada especialmente para o evento. Embora Grandage prefira dizer que os músicos fizeram reinterpretações do repertório da banda de rock.

 

 

 

O evento foi aberto pelo primeiro-ministro da Austrália Ocidental, Mark McGowan. “Que haja rock!”, declarou em referência a “Let There Be Rock”. Usando uma camiseta do AC/DC, McGowan completou: “As pessoas falarão disso nos próximos anos. É um daqueles eventos únicos, da Austrália Ocidental, que entrará na história”.

 

Antes do comboio musical começar, a cidade de Perth estabeleceu um novo recorde mundial de air guitar quandomais de 3,5 mil pessoas tocaram "Highway To Hell". Liderando a massa de metalheads, estava o campeão australiano e número dois do mundo de air guitar, Alex Roberts.

 

 

COMENTÁRIOS