O Show do Iron Maiden (e Helloween) que aconteceria em Campinas, mas não rolou
04/11/2019 17:11 em Let's Rock

Campinas, apesar de ter o rock bem enraizado, com vários bares de rock, ótimas bandas cover, além de movimentações de eventos de rock autoral, não tem tradição em shows de rock internacional. Talvez unido por dois fatores: falta de um espaço decente apesar do tamanho da cidade e a proximidade com a cidade de São Paulo, cerca de 100km.

 

Para ter ideia, em 2011 teve show do Deep Purple como se fosse em Campinas, mas aconteceu no Expoamérica, na vizinha Nova Odessa, na Grande Campinas.  Assim, o show do Iron Maiden (e do Helloween) em 1998 seria um acontecimento. Veja o relato do jornalista Gustavo Magnusson no vídeo, com depoimentos de personagens presentes no episódio do show cancelado do Iron Maiden em Campinas. A data: 04/12/1998.

  

 

Na ocasião, o Iron Maiden deveria se apresentar no estádio Brinco de Ouro da Princesa, na noite do dia 04 de dezembro de 1998, mas problemas relacionados com a precária estrutura oferecida pelos organizadores locais causaram o cancelamento do evento com poucas horas de antecedência. Como boa parte do público já estava dentro do estádio ou no entorno do local, a situação gerou revolta e conflito entre os fãs da banda e a polícia.

 

Para relembrar o episódio, Gustavo entrevistou o produtor técnico e artístico Pedro Alexandre Nicolas, que trabalhou na organização daquele show, o jornalista e fotógrafo Gustavo Magnusson, que trabalhava no jornal Correio Popular à época, além do publicitário Mauricio Gomes dos Santos e do músico e radialista Alexandre Quadros. Todos estavam presentes no estádio do Guarani e testemunharam a barbárie.

 

A organização do show, criticada e o motivo alegado pelo cancelamento, disse ao então caderno "Folha Campinas" na época, da Folha de S.Paulo, que tentou remarcar a data, sem sucesso.

 

COMENTÁRIOS